11/09/2009

2º Ato (Inertia)




Pois é temos andado um pouco parados (UM POUCO?), calma não se irrite, é que estávamos preparando material e coisas do tipo (MENTIRA!), tá bom é mentira, mas o que importa é que estamos aqui firmes e fortes para enobrecer um pouco a banda The Exies.

Voltando da onde paramos, tínhamos falado sobre o CD de début da banda e como isso atraiu um empresário para eles, agora vamos falar de um dos momentos chave da banda, que foi quando eles de fato começaram a aparecer nas televisões americanas. E para sair da inércia nada melhor do que lançar um CD matador como um certo Inertia!!!

Após a turnê de 2002 para promover o primeiro CD, eles se uniram a gravadora Virgin (em 2002 mesmo), e começaram o trabalho rapidamente, a intenção era claramente tomar o mundo de assalto. E em janeiro de 2003 já estava pronto e lançado o segundo CD, chamado de Inertia. De cara o CD nada lembrava seu antecessor, as coisas estavam mais violentas, mais bem encaixadas e a sincronia entre guitarra e batera era simplesmente inacreditável.

Ainda que o album nada tivesse de inovador para o rock, era certamente um album muito sólido, mostrando como a banda havia amadurecido em tão pouco tempo. O fruto de tanto trabalho foi o primeiro, último e único single: My Godess. Esta música ganhou um clipe e muito sucesso, com ela a banda alcançou a incrível marca de 12º música mais tocada em todas as rádios americanas de rock, o chamado U.S Modern Rock. Além é claro de estar na trilha sonora do game Splashdown: Rides gone wilde do Playstation 2.

No clipe a banda toca no meio de uma estrada de Los Angeles, com vários carros passando até que a banda literalmente pára o trânsito, pois uma multidão invade a pista só para ouví-los tocar. O sucesso da música foi tanto que a banda praticamente foi obrigada a tocá-la no badalado programa de David Letterman (um apresentador muito famoso por lá), outra menção sobre My Godess é que o clipe esteve presente no top 10 dos clipes da MTV2, quem dirigiu o clipe foi Diane Martel.


Outra música de relativo sucesso deste CD, mas que não tornou-se single foi "Without", que é a música número 2 doi album. Com esta música a banda conseguiu entrar para a trilha sonora de mais um jogo (desta vez um de grande destaque na terra do Tio Sam), o MVP Baseball da toda poderosa EA.

Outras músicas que poderiam facilmente ter se tornado singles eram Kickout, (que possui um riff tão característico que as vezes eu penso se Scott não tem um "Q" de Axl Rose, já que ambos parecem trabalhar suas músicas nos mínimos detalhes), Inertia (que nomeia o CD e apesar de calma, transparece toda a leveza de uma letra trabalhada), Lo-Fi (que já estava no album anterior, mas que agora mixada e bem mais trabalhada soa mais original) e por fim a "Cal and Collapsed" (que nada mais é que a música que apontaria as diretrizes que a banda tomaria a partir do próximo CD).

O conjunto da obra Inertia rendeu aos The Exies uma visibilidade nunca antes alcançada, tendo sido sucesso de crítica e seus fãs, o único porém do CD é que ele vendeu durante todo o ano em que era o CD da banda (Head for the Door surgiu um ano depois), 200,000 mil cópias em solo norte-americano. E aí chegamos numa parte em que o sucesso é discutível. Scott ficou decepcionado pelo CD não ter alcançado marcas que o classificariam como um disco de ouro, entretanto a banda não fez muita divulgação do album (um único single é pouco mesmo para bandas consagradas como Metallica), e mesmo assim nos dias de hoje (e mesmo em 2003) a venda de CDs é muito baixa, poucos artistas conseguem vender mais de 100,000 cópias (vejam a banda Sepultura por exemplo, quem nunca ouviu falar neles? Venderam apenas 1,600 cópias com seu mais recente trabalho "A-Lex na primeira semana em solo americano).

O fato é que Inertia é um CD muito bom da banda e merece ser ouvido por todos os adoradores de Post-Grunge! No próximo post, quando ocorrer, vamos falar de um CD muito conhecido, alguém adivinha qual é? Sim, isso mesmo: Head for the Door!

Nenhum comentário:

Postar um comentário