17/09/2009

Head for the Door (mas pode chamá-lo de CD mega-foda de uma banda mega-foda)



Em nossa última parte contamos como os The Exies surgiram nos lares americanos com seu clipe de My Godess, contamos também que apesar do sucesso estrondoso que havia conquistado, Scott pareceu descontente com as vendagens de seu CD e por isso lançou apenas um single e deixou o CD "abandonado" sem nenhuma forma de promovê-lo.

Scott tinha planos mais ambiciosos para os The Exies. Esses planos tinham um nome: Head for the Door.

Foi em junho de 2004 que a saga começou, Scott reuniu seus companheiros de banda e se uniu ao produtor Nick Raskulinecz, a intenção era fazer um som mais potente, mais poderoso, em outras palavras: algo que entrasse na cabeça das pessoas e não desgrudasse tão fácil. Como a banda estava inspirada não demorou muito para o CD chegar às lojas. No dia 1º de Dezembro daquele mesmo ano as pessoas já podiam botar as mãos naquele que seria considerado o melhor trabalho da banda até então.

O fruto de tanto trabalho rendeu mais aparições espetaculares à banda, aparições essas que deram a fama aos The Exies de serem uma banda "vendida", uma vez que poucas bandas no mundo apareciam em tantos jogos de videogame ao mesmo tempo e em programas de televisão.

O primeiro single, Ugly, foi usado pelo World Wrestling Entertainment para promover as do Survival Series em Pay-Per-View. Isso em novembro, antes do CD estar pronto. Já que era o primeiro single, a música ganhou um clipe, nele a banda toca sem público mesmo. Começa na calmaria, mas logo a banda perde as estribeiras e a música se eleva aos mais altos padrões de destruição.


A intenção era causar impacto com uma música e clipe agressivos. A música aliás, disse Scott posteriormente que é sobre abuso de drogas, na música a mensagem fica clara "You know We're far from sobber" (você sabe que estamos longe da sobriedade), "Are you like me, are you Ugly", dando a clara alusão de que você é "feio" se está drogado. O figurino do clipe remete muito a época auréa do Grunge, não raro Scott é comparado a Kurt (há comparativos entre Smells Like Teen Spirit e Ugly, minha opinião é que cada um seguiu seu estilo e pronto). Ugly também serviu de divulgação para o canal de televisão Warner Bros e sua programação. O sucesso da música foi tanto que a banda figurou na 11º posição do U.S Mainstream Rock, uma importante parada que mede a popularidade das músicas na terra do Tio Sam.

O segundo single (por assim dizer) foi Hey You, que apesar de não ter recebido uma divulgação semelhante a Ugly, foi bem recebida pelos críticos e fãs da banda. Hey You acabou por se tornar a porta de entrada da banda por diversas regiões do mundo (inclusive no Brasil, que desconhecia a banda até então), pois esteve presente no game Guitar Hero. Na época o game da Activision não era tão megalomaníaco quanto hoje, na verdade era um projeto bem desacreditado, mas acabou vendendo horrores e de quebra impulsionou a carreira de vários artistas além dos The Exies (leia-se Freezepop, Incubus, entre outros). O fato é que a música de Scott agradou no game da Activision, sendo uma das mais divertidas e explosivas do game todo.


Não fica muito claro qual era a intenção de Scott com essa música, ele parece questionar se alguém está lamentando agora porque queria cometer suicídio, é essa a intenção que se tem quando se liga os versos "Are you sorry now?" e "Why do you want to die?". Claro que essa letra não passou desapercebida pelas pessoas e por isso a música quase foi senssurada na versão Greatest Hits de Guitar Hero (lançada agora em 2009, desta vez com a verdadeira voz de Scott).

Lembram quando citamos que a banda ganhou fama de ser uma banda vendida? Pois é, Guitar Hero é apenas o ápice de uma longa história. Hey You estava no Guitar Hero, Ugly estava no WWE e em comerciais da Warner. Qual a surpresa dos fãs da banda ao saber que "What you Deserve" estava no game "Juiced" e que Slow Drain estaria nos games "Full Auto" e em "NFL Street 2" ? Sem falar que as músicas do CD anterior "My Godess" e "Without" estavam no games "Splashdown: Rides Gona Wild" e "MVP Baseball 2003" respectivamente... por essas e outras que a banda ganhou visibilidade, mas também uma incômoda fama.

O CD foi bem recebido, tendo vendido 300,000 cópias nos E.U.A (um número que poucos alcançam nesta era de pirataria). Tendo em vista esse sucesso todo, a gravadora EMI do brasil chegou a lançar Head for the Door em terras tupiniquins, hoje ele é bem raro de ser encontrado, mas pode ser adquirido em sites como Mercado Livre e afins. Como consideração final, gostaria de dizer que Head for the Door é recomendadíssimo para todos os fãs da banda e amantes de um bom rock 'n roll.

Para promover o album os The Exies entraram em turnê, abrindo os shows do Velvet Revolver na Arena Tour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário